Visão Dual
Sobre tecnologia e afins...

Spam no Gmail

By Pedro

Nos últimos dias ou alguém descobriu como fazer com que o spam passasse pelo filtro de spam do Gmail, ou o pessoal do Gmail pura e simplesmente desligou-o.

 

Motores de BD

By Pedro

Eu nunca fui grande fã do MySQL, sempre achei o PostgreSQL uma base de dados bem mais completa. E estar habituado a criar chaves estrangeiras com toda a facilidade e chegar ao MySQL 4.1 e ter de andar às cabeçadas para o fazer não abona nada em seu favor.



Já sei... já sei... tem de ser InnoDB e mais umas coisas aqui e ali, e se eu disser que mesmo assim ainda ando às cabeçadas? Porquê tanta complicação?



É que nem os designers para MySQL conseguem gerar código em condições. É de ir aos arames...





 

Para quem interessar aqui fica http://www.advancedlinuxprogramming.com/

 

Blender 2.43

Posted In: . By Márcio



Com o site Blender.org de cara lava, saiu também a nova versão Blender 2.43.


 

Eu até estava a gostar do que me estavam a dizer, até ao momento em que me dizem:

"Vai ter de integrar com o Excel!"


Nnnnããããoooooooo....

 

Aqui fica um bom sítio para adicionar aos vossos bookmarks. Agrega sítios que contêm livros, artigos, enfim, informação de interesse para programadores e webdesigners. Importante é que cada utilizador pode adicionar uma fonte de informação (link) que ache interessante, ao que eles chamam de box. Desta forma, sabemos quantos utilizadores usam esse link e é uma forma de avaliar a fonte.

 



Sabemos que a excentricidade do ser humano, ou de alguns seres humanos, conjugada com alguma ciência e tecnologia, pode levar a actos e objectos dignos de serem exibidos em circos ou museus, consoante o nosso conceito de arte.

De facto, as casas que aqui vos apresento, e que certamente muitos de vocês já viram, pois estão amplamente divulgadas, são estupidamente engraçadas.

Adoraria ter uma do género!





Para ver mais, ver aqui

 

Achei este vídeo muito interessante acerca do Web 2.0, porque transmite a essência do que é neste momento a Web 2.0.



Criado por Michael Wesch, um professor assistente de Cultural Anthropology at Kansas State university

 

O Fluxbox (um descendente do Blackbox) tinha um conceito que eu sempre achei muito útil e que eu nunca vi implementado em mais nenhum Window manager, que é a implementação de tabs ao nível do gestor de janelas. Assim cada aplicação deixava de fazer a gestão das suas tabs, e seria possível fazer qualquer tipo de agrupamento, ainda que fossem menos óbvios poderiam fazer mais sentido para quem os agrupa.

Ao que parece o pessoal do Beryl achou que esta ideia era interessante e implementou-a pelo que já existe um plugin que implementa esta funcionalidade:



Outra funcionalidade que eu tinha visto no Metisse era a possibilidade de fazer drag-n-drop entre diversos viewports e que agora também já está implementada no Beryl, como podem ver:

 

Yahoo Pipes

By Pedro

Lembram-se dos pipes no Unix? Pois bem, o Yahoo Pipes é:

Pipes is an interactive feed aggregator and manipulator. Using Pipes, you can create feeds that are more powerful, useful and relevant.


Tinha escrito algumas coisas sobre isto, mas por uma razão que me escapou completamente o post que eu tinha escrito antes desapareceu, pelo que do alto da minha preguiça não vou pensar e escrever duas vezes a mesma coisa.

 

NTFS-3G Safe Read/Write NTFS Driver

Posted In: . By Márcio

Já não era sem tempo! Finalmente uma Release Candidate para o driver NTFS de leitura e escrita.

Mais em http://sourceforge.net/mailarchive/forum.php?thread_id=31609576&forum_id=50610

 

Escolher um serviço de internet está a tornar-se uma tarefa mais difícil do que eu inicialmente previa. Especialmente se eu não tiver linha telefónica instalada, não tiver nenhum serviço de cabo e não estiver sequer interessado em ter um.

No caso da linha telefónica e apesar de existirem já algumas opções interessantes, como é o caso da Tele2, o custo da instalação de uma linha telefónica é na minha opinião muito exagerado.

A opção do cabo deixa de o ser quando pura e simplesmente (neste momento) não queremos ter tv por cabo, ou seja vamos estar a pagar por um serviço que não vamos usufruir

Restam as opções móveis, com os respectivos constrangimentos com as coberturas, compra de modem, velocidade e com limites de tráfego bastante menores que os serviços fixos. A opção mais flexível mas também a que tem menos cobertura é a do Kanguru. E, no meu caso, é mais equilibrada na modalidade fixa para velocidades de até 3,6Mbps e de 6GB/mês.

Ainda estou a ponderar se valerá a pena, mas como tenho 15 dias para experimentar o produto e depois o devolver se não ficar satisfeito, se calhar vai ser essa a minha opção.