Visão Dual
Sobre tecnologia e afins...

Origami

By Márcio

Sempre gostei de ver e tentar criar uma forma qualquer engraçada apartir de um simples papel, até já comprei um livrinho e tudo :)

Não é objectivo deste post ensinar, nem de longe nem de perto, origami ou paperfolding. Gostaria apenas de mostrar aqui alguns exemplos feitos apartir de uma nota de dólar americano, no mínimo engraçado.


Mais aqui.

 

...onde se encontram os valores que os nossos avós e pais nos transmitiram. O sofrimento por eles vividos em tempos que nós, geração pós 25 Abril, geração bifidus activos, nem sequer conseguimos compreender, pois nem imaginamos o que é esperar horas numa fila de centenas e centenas de pessoas à espera de um pedaço de pão. Não nos passa pela cabeça que alguém nos passe um risco azul sobre aquilo que escrevemos. A cara de estúpidos com que ficaríamos se nos dissessem para dispersar porque não podia haver "ajuntamentos" com um número superior a dois. Passar de ânimo leve sobre estes valores e direitos adquiridos é um acto masoquista e que se viu ontem à noite na RTP1.

 

Que tal um touchscreen em que não é necessário tocar? Engraçado hein! :)
Um ecrã com sensores que controlam os movimentos até 6 polegadas acima da superficie do ecrã. Desenhado para uso médico.

Mais aqui A touchscreen you don't need to touch

 

O papelinho amarelo

By Márcio


Hoje estava à na minha secretária, tal como uma grande percentagem de secretárias, reparei no eterno e famoso bloco de folhinhas amarelas. E questionei-me, “quem é que inventou isto?” e fui pesquisar. O resultado é engraçado.

Ao que parece, um cientista chamado Spencer Silver, já a trabalhar na 3M, inventou um género de cola com uma estrutura molecular invulgar, uma cola suficiente forte para colar vários papéis mas fraco o suficiente para os poder separar sem os estragar, isto em 1968. Silver na altura continuava a procurar mercado para este seu produto.

Outro cientista chamado Arthur Fry, que também trabalhava na 3M, tinha assistido a um seminário dado pelo seu colega Silver sobre esse género de cola. Conta a história que Fry cantava no coro da igreja todos os fins de semana, chateava-se sempre quando os seus marcadores caiam ou se moviam do sitio sempre que abria o livro. Foi num domingo de 1974 que Fry se lembrou que o produto do seu colega o poderia ajudar a criar marcadores melhores, marcadores que ficavam colados mas sem estragar o papel.

Parece que o homenzinho entusiasmado, utilizou algumas das suas experiências para deixar uns recados ao seu patrão. Ao que parece bem daqui o conceito de “Post-it note”.

Mas demorou uns aninhos até a ideia ser comercializada, pois havia problemas com a sua podução e dúvidas se seria “vendável”. Foi apenas em 1980 que o Post-it começou a ser comercializado.


Fonte : Wikipedia.org

 

Esta pérola é demasiado hilariante para eu a deixar escapar...

Why Linux will not displace Windows

 

O investimento feito num sistema de suporte à decisão, nomeadamente a criação de um data warehouse, tornar-se-á extremamente vantajoso para os agentes de decisão, será um “parceiro” que apoiará as suas tomadas de decisões. Mas é no retorno de investimento que recai as maiores interjeições na implementação de um sistema deste género. Os admnistradores têm normalmente uma vista a curto prazo e aplicam sempre um racíocinio parecido com “Se um produto/sistema não produz, então este produto será visto como um custo”.

Normalmente, mesmo mostrando todas as vantagens que um sistema de data warehousing trará para a sua organização, o administrador continuará muito reticente porque o retorno de investimento não é directo nem a curto prazo.

Um sistema de suporte à decisão não produzirá lucro, não é algo que possa ser vendido aos clientes da organização, não é um produto final. Um SSD é uma ferramenta de apoio, que servirá para detectar tendências de negócio e exploração de métricas que até então eram dificeis de auferir, porque os dados estão extremamente dispersos pela organização.

A implementação de um sistema de Data Warehousing não é apenas um problema tecnológico, é um problema organizacional. É necessário investir no relacionamento com o cliente, com todos os seus departamentos para unificar esforços para que o objectivo seja alcançado. Sem esta colaboração a implementação de um sistema deste tipo estará destinada ao fracasso.

 



Para os amantes de fotografia, aconselho este artigo aqui. O artigo dá algumas dicas como obter fotografias engraçadas de estradas, tem exemplos bastante ilustrativos como estes :




 

Segundo consta aqui, uma mulher de Ohio está a pedir uma indeminização no valor de 20 milhões de dólares à Yahoo, por esta última ter, alegadamente, utilizado uma foto sua numa mensagem de boas vindas aos seus novos utilizadores.

Vinte milhões dava jeito a qualquer um, xiça. Yahoo!! Não querem antes colocar uma foto minha, só reclamo 5 milhõezitos?