Apesar de andar bastante desiludido com o futebol português, principalmente sobre a verdade desportiva, continuo a manter o interesse “mínimo” sobre a actualidade futebolística. Estava a fazer um zapping pela grelha de canais e parei na Sic Notícias, o programa era “Opinião Pública”, onde se falava sobre o jogo desta noite S.C. Sporting – F.C. Porto. Chamou-me à atenção algumas intervenções feitas telefonicamente sobre a tradição do futebol ao domingo à tarde. De facto, o que foi feito da festa do futebol ao domingo à tarde?

Num futebol, em que se fala tanto sobre a militância, sobre o apoio dos seus adeptos ao clube, como é que com jogos a estas horas, perto das nove da noite de um domingo, se entusiasma alguém a se deslocar aos estádios? Já imaginaram a que horas os adeptos chegam a casa depois do jogo, para depois ir trabalhar bem cedo no dia seguinte? Já para não falar dos preços dos bilhetes que chegam a ser exorbitantes e quase proibitivos. Neste programa ouvi falar de bilhetes que chegavam a 70 ou 75 euros, mas o que é isto!?… Alguma final de competições europeias?

Na minha opinião a culpa tem várias faces. A principal, é a pressão por parte de quem compra os direitos sobre as transmissões televisivas. Sem dúvida que existe um poder enorme para que a emissão seja feita em “prime-time”. Mas mesmo assim, a um domingo, o jogo poderia ser transmitido no máximo às 19 horas.
Outra face é a dos clubes que cedem ao poder financeiro, de quem necessitam para manter a sua estrutura desportiva. Mas esta estrutura também é caracterizada pelo apoio dos adeptos, é também assim que se cresce, que se cria a dimensão de um clube.