Instalei o Fedora Core 6 e reparei que não tenho placa de rede, não reconhece o dispositivo wireless e não tenho som. Parece-me que vou ter de martelar um bocado, já vi por aí uns tutoriais sobre como configurar os dispositivos para uns modelos Asus similares pode ser que resultem. Sem rede é mais complicado instalar os pacotes por causa das dependências, mas nada que não se faça com alguma insistência. Reparei que é um mal de todas as distribuições mais recentes, nem o Ubunto/Kubunto, nem o MandrivaOne os detectam.
Parece que recuei alguns anos no tempo, pois quando comprei o meu primeiro computador na altura um muito recente AMD K6 II a 350Mhz e lhe instalei o RedHat 5.2, descobri da pior maneira que não tinha X e não tinha som. Durante as minhas primeiras semanas com o meu computador a minha experiência em linux resumia-se a consolas. Mais tarde consegui arranjar o módulo para o X que permitia fazer funcionar a minha placa gráfica (que ainda funciona, uma Matrox G200 ;) ). E ainda mais tarde já na versão 6.0 ou 6.2 do RedHat não me lembro bem, para configurar o som consegui compilar e configurar uma das primeiras versões dos drivers Alsa. Muita coisa correu desde então e depois habituei-me a que as coisas em linux funcionassem sempre bem... até agora.
PS: Este post foi escrito com o FireFox 2.0 e devo dizer que o corrector ortográfico dá mesmo muito jeito. Os tabs agora não encolhem o que me parece esquisito, uma vez que estava habituado a ter os tabs todos disponíveis e agora tenho de fazer scroll, ainda não sei se gosto disto assim.
1 Response to Linux no portátil
Meu Caro!
Penso que já existe algum suporte para wireless, pelo em relação ao Mandriva 2007, pelo que tenho lido não está nada mal. De qualquer forma poderá sempre usar uma ferramenta chamada ndiswrapper que emula os driver windows em LINUX (executa-o como um modulo), e portanto poderá eventualemente correr o driver windows da sua placa wireless no seu Linux.
Something to say?