Instalei o Fedora Core 6 e reparei que não tenho placa de rede, não reconhece o dispositivo wireless e não tenho som. Parece-me que vou ter de martelar um bocado, já vi por aí uns tutoriais sobre como configurar os dispositivos para uns modelos Asus similares pode ser que resultem. Sem rede é mais complicado instalar os pacotes por causa das dependências, mas nada que não se faça com alguma insistência. Reparei que é um mal de todas as distribuições mais recentes, nem o Ubunto/Kubunto, nem o MandrivaOne os detectam.

Parece que recuei alguns anos no tempo, pois quando comprei o meu primeiro computador na altura um muito recente AMD K6 II a 350Mhz e lhe instalei o RedHat 5.2, descobri da pior maneira que não tinha X e não tinha som. Durante as minhas primeiras semanas com o meu computador a minha experiência em linux resumia-se a consolas. Mais tarde consegui arranjar o módulo para o X que permitia fazer funcionar a minha placa gráfica (que ainda funciona, uma Matrox G200 ;) ). E ainda mais tarde já na versão 6.0 ou 6.2 do RedHat não me lembro bem, para configurar o som consegui compilar e configurar uma das primeiras versões dos drivers Alsa. Muita coisa correu desde então e depois habituei-me a que as coisas em linux funcionassem sempre bem... até agora.

PS: Este post foi escrito com o FireFox 2.0 e devo dizer que o corrector ortográfico dá mesmo muito jeito. Os tabs agora não encolhem o que me parece esquisito, uma vez que estava habituado a ter os tabs todos disponíveis e agora tenho de fazer scroll, ainda não sei se gosto disto assim.