Em português "Perfume: História de um assassino", vá lá desta vez não havia muito por onde fugir. Normalmente há traduções de títulos muito sui generis. Mas não é do título que quero falar, mas sim da adaptação do romance Perfume, de Patrick Suskind, para cinema.

Não sou um leitor muito assíduo, nem tão pouco um crítico de literatura ou cinema, mas como todos nós, também eu tenho direito à opinião :)

Começo por dizer que adorei o livro, eu e mais uns quantos milhões, pelo número de vendas. Gostei do livro pela forma e capacidade de descrever o tema à volta de cheiros, aromas, perfumes e toda a narrativa à sua volta. Achei sublime, muito mas muito bom.

Em relação ao filme, fiquei muito céptico inicialmente. Mas este cepticismo foi desaparecendo ao reparar que os meus olhos estavam cada vez mais pregados à tela ao passar de cada minuto. Deixei-me envolver tanto ou mais como no livro. Achei que Dustin Hoffman como um velho criador de perfumes e o jovem actor Ben Whishaw como Jean-Baptiste Grenouille foram umas escolhas muito acertadas. Só esperei que o final fosse um pouco mais canibalesco pela descrição do livro. Mas fica como ponto alto o momento em que Jean-Baptiste Grenouille iria ser executado em praça pública, genial.

Se tivesse de dar uma pontuação a este filme, dar-lhe ia sem dúvida cinco estrelas.

Fica aqui o meu conselho, não percam este filme.