Hoje estava à na minha secretária, tal como uma grande percentagem de secretárias, reparei no eterno e famoso bloco de folhinhas amarelas. E questionei-me, “quem é que inventou isto?” e fui pesquisar. O resultado é engraçado.

Ao que parece, um cientista chamado Spencer Silver, já a trabalhar na 3M, inventou um género de cola com uma estrutura molecular invulgar, uma cola suficiente forte para colar vários papéis mas fraco o suficiente para os poder separar sem os estragar, isto em 1968. Silver na altura continuava a procurar mercado para este seu produto.

Outro cientista chamado Arthur Fry, que também trabalhava na 3M, tinha assistido a um seminário dado pelo seu colega Silver sobre esse género de cola. Conta a história que Fry cantava no coro da igreja todos os fins de semana, chateava-se sempre quando os seus marcadores caiam ou se moviam do sitio sempre que abria o livro. Foi num domingo de 1974 que Fry se lembrou que o produto do seu colega o poderia ajudar a criar marcadores melhores, marcadores que ficavam colados mas sem estragar o papel.

Parece que o homenzinho entusiasmado, utilizou algumas das suas experiências para deixar uns recados ao seu patrão. Ao que parece bem daqui o conceito de “Post-it note”.

Mas demorou uns aninhos até a ideia ser comercializada, pois havia problemas com a sua podução e dúvidas se seria “vendável”. Foi apenas em 1980 que o Post-it começou a ser comercializado.


Fonte : Wikipedia.org