O investimento feito num sistema de suporte à decisão, nomeadamente a criação de um data warehouse, tornar-se-á extremamente vantajoso para os agentes de decisão, será um “parceiro” que apoiará as suas tomadas de decisões. Mas é no retorno de investimento que recai as maiores interjeições na implementação de um sistema deste género. Os admnistradores têm normalmente uma vista a curto prazo e aplicam sempre um racíocinio parecido com “Se um produto/sistema não produz, então este produto será visto como um custo”.

Normalmente, mesmo mostrando todas as vantagens que um sistema de data warehousing trará para a sua organização, o administrador continuará muito reticente porque o retorno de investimento não é directo nem a curto prazo.

Um sistema de suporte à decisão não produzirá lucro, não é algo que possa ser vendido aos clientes da organização, não é um produto final. Um SSD é uma ferramenta de apoio, que servirá para detectar tendências de negócio e exploração de métricas que até então eram dificeis de auferir, porque os dados estão extremamente dispersos pela organização.

A implementação de um sistema de Data Warehousing não é apenas um problema tecnológico, é um problema organizacional. É necessário investir no relacionamento com o cliente, com todos os seus departamentos para unificar esforços para que o objectivo seja alcançado. Sem esta colaboração a implementação de um sistema deste tipo estará destinada ao fracasso.