Gosto muito jogos de aventura gráfica, no entanto parece que a sua idade de ouro já se foi pois cada vez menos se vêm menos jogos do género a serem lançados. A maioria das pessoas já não tem grande paciência para eles, e os últimos lançamentos deixam um bocado a desejar, pois ao começarem a dar um aspecto 3D aos jogos acabaram por lhes retirar um pouco da vida que o aspecto de desenho animado lhes dava, até porque os jogos não têm de ser todos a 3 dimensões.

O primeiro jogo deste género que me passou pelas mãos foi o saudoso "Manic Mansion" ainda no meu 8086 CGA. O jogo é muito engraçado de se jogar, o argumento à lá filme de terror rasca tem o seu quê de despretensioso que o tornam ainda mais interessante. Apesar de ainda o ter jogado bastante, a questão é que nunca o acabei, nem este nem a sequela, o Day of the Tentacle (embora este já more na ScummVM lá em casa) . Acho que ainda era demasiado novo para ter paciência para um jogo destes.

Como nunca tive máquina pra grandes jogos, o meu 8086 teve uma reforma muita tardia, falhei uma data deste jogos que estão na minha To Play list. Como por exemplo os primeiros 3 títulos da série Monkey Island. Mas assim que tive máquina, o quarto título não me escapou, apesar de ser já no malfadado 3D. É talvez do que mais se safa no 3D a par do Grim Fandango. Até hoje sou um mestre na antiga arte do Monkey Kombat e também no "insult armwrestling". Os 3 primeiros títulos da série estão em espera.

Outro jogo que apenas joguei enquanto foi 2D, sempre que olho para os 2 últimos em 3D dá-me uma coisinha má, foi o Broken Sword. Apesar de não ter o humor do Monkey Island, o título acaba por ter outro tipo de atractivos como uma trama muito interessante e de certa forma a piscar o olho ao Indiana Jones.


O Sanitarium é também um destes jogos, mas muito menos conhecido. Comecei a jogá-lo por acaso, mas à medida que ia progredindo no jogo, ia ficando cada vez mais intrigado com o mesmo. Com uma história nada linear, com um ambiente de thriller e sobre uma atmosfera muito carregada a história desenvolve-se de uma forma estranha pois começamos sem identidade e num asilo, e à medida que os níveis avançam damos por nós a ser uma menina, um ciclope de 4 braços ou um antigo guerreiro-deus Azteca.

Sei que existem outros títulos interessantes (alguns deles podem ser jogados na ScumVM) como:



Tenho pena que estes jogos estejam a desaparecer, pois o gozo que dava a interacção entre as personagens, os diálogos a que se tinha de ter atenção, os puzzles, a história que se ia desvendando a cada pequeno passo que se dava são muito difíceis de reencontrar em qualquer outro tipo de jogo.