Segundo li na versão impressa do Jornal Público, na edição de hoje, o INEM passou a utilizar um sistema de georreferenciação para localizar as chamadas de emergência.
Apenas peca por tardia esta medida! É de mim ou já existia serviços semelhantes, de georreferenciação, há um bom par de anos. Onde a nossa operadora, com toda a gentileza, nos dizia quais as farmácias, restaurantes (entre outros) mais próximos, através de um sistema de triangulação da posição das células às quais estávamos registados?
Questiono-me porque razão não se lembraram disto mais cedo, já que a tecnologia não deve ser recente? Principalmente em áreas tão primordiais como a assistência médica urgente?
Este sistema permitirá também ao INEM calcular o percurso ideal via GPS.
Estas medidas, neste momento, só estão a funcionar no Vale do Tejo e Alentejo. Prevê-se que seja "alastrado" a todo o território português nos próximos tempos.
Fiquei apenas com uma dúvida. Como é feita a georreferenciação de chamadas efectuadas através de telefones fixos? Será que a PT fornece esse tipo de informação?
2 Responses to Sistema de georreferenciação no INEM
Tenho algumas dúvidas sobre o correcto funcionamento do georeferenciamento via antenas GSM.
Mas preocupa-me ainda mais a proliferação dos números VOIP e que estes não possam, pela sua natureza, ser georeferenciados.
Hugo,
certamente que o georreferenciamento via GSM servirá como auxílio. Claro que não tem a precisão de um GPS, mas poderá ajudar.
Estou a fazer suposições, mas penso que as operadores só darão informação georreferenciada caso ela exista.
Lembra-te que deverá servir de complemento e não procedimento único.
Márcio
Something to say?