Durante uma pesquisa sobre desenvolvimento rápido de aplicações web, acabei por chegar a 3 frameworks todas na linha (ou nos carris) do Ruby on Rails, que me parecem mais usáveis e mais na linha do tipo de linguagens de programação que eu gosto.

A primeira é o Trails, que apesar de ser baseada em produtos muito maduros (Hibernate, Spring, Tapestry) é para mim a menos madura das 3 frameworks. Os desenvolvimentos ocorrem a bom ritmo e parece-me que a primeira versão estável está para breve. A linguagem base é o Java e é onde me sinto mais à vontade quer com a linguagem, quer com os produtos no qual o Trails é baseado.

A outra escolha é o Turbogears, que desde que foi criada tem evoluido muito rápidamente e tem tido uma muito boa aceitação por parte da comunidade. Tenho alguma experiência com Python dos tempos do Zope/Plone, e devo dizer que é uma linguagem que me agrada. Parece também ser baseada em bons produtos, mas isto ainda vou verificar quando fizer os meus testes.

A última e a grande responsável por tudo isto é o Ruby on Rails, ou RoR para os amigos. Não conheço o Ruby a não ser por algumas experiências para ver como era e do tutorial de como criar um blog em 15 minutos. Parece-me muito consistente e já com provas dadas, mas será talvez a única das frameworks que não vou testar, pois teria que aprender uma nova linguagem o que para mim neste momento não é opção.