Sei que existe muita literatura pelo mundo da internet sobre como recuperar dados em dispositivos danificados. É objectivo deste post fazer um pequeno resumo sobre como recuperar os dados de uma pen drive com problemas através de uma simples ferramenta, dd em Linux. Estes procedimentos podem ser utilizados para outros devices tais como hard drives.

As pen drives estão a ficar cada vez mais pequenas, quem nunca deixou a sua pen drive ir para a máquina de lavar, dar um belo trambolhão ou algo do género. Isto é para aqueles que não tiveram a sorte de a sua pen drive não continuar a funcionar como devia, e que até gostaria de recuperar, nem que seja parcialmente, a informação nela contida. Ora aqui fica uma dica.

Em ambiente Linux com a ferramenta dd :

dd bs=512 if=/dev/sdaX of=/dit_destino/pen.img conv=noerror,sync

Este comando cria uma "imagem" integral do que se encontra no dispositivo, ignorando os possíveis erros prosseguindo colocando a nulo os blocos corrompidos. Assim que a imagem do dispositivo estiver criada, é “montá-la” e verificar se tivemos a sorte de os nossos documentos mais importantes não desapareceram.

mount /dit_destino/pen.img /mount_dir


Se tiverem que especificar o tipo de filesystem ou outras especificidades é ver as manual pages de dd e mount