As minhas primeiras impressões em relação ao meu portátil são muito boas, e vão de encontro às minhas expectativas. A qualidade de construção é muito boa e é um portátil robusto. Quando o comprei já sabia que era um portátil grande e com algum peso, mas dentro dos valores da gama, pelo que não fiquei supreendido com o seu peso e as suas dimensões.

A nível de desempenho, para mim, ele voa, em Windows ainda demora bastante a arrancar pois tem de carregar muitas aplicações ora para gerir a placa gráfica, ora o som, ora o bluetooth, ora a rede, ora os perfis da bateria, ora mais isto e mais aquilo, mas após o arranque as aplicações carregam muito rapidamente. Em Linux então nem dá para comparar, o arranque é rápido mesmo contabilizando o arranque de um ambiente KDE/Gnome e depois ao arrancar aplicações mais gulosas em termos de recursos também se porta muito bem. Apenas tenho instalado o SUSE 10.1, nem é o meu preferido mas era a distribuição que eu tinha mais completa uma vez que ainda não tenho net em casa. Mas também experimentei algumas versões live, como por exemplo o Mandriva One e o Ubunto/Kubunto e em ambos apesar de serem versões Live o seu desempenho era muito bom. Mas ainda não decidi que distribuição ou distribuições vou instalar.

No entanto eu talvez não seja a pessoa mais indicada para falar de desempenho, pois o meu termo de comparação que é o meu velho PC, é um Duron a 650Mhz com ~390Mb de RAM, pelo que para mim este portátil é um salto gigantesco em termos de desempenho.

Ao que parece não tive foi muita sorte, é que eu tenho um pixel doente. Não é morto, mas é doente. E doente porquê? Porque ele funciona bem durante cerca de meia hora, mas depois começa lentamente e adquirir uma cor avermelhada (se fosse um pixel morto seria de cor preta, ou sem cor se preferirem) até ficar completamente vermelho. Por acaso não fica num sítio muito incomodativo, fica quase colado ao limite inferior do monitor, mas mesmo assim a ideia não me agrada nada. Quero activar a garantia, mas ainda tenho de ver se eles não têm aquela famosa cláusula de X pixeis mortos para fazer uma reparação. Outra questão que não me agrada nada é ter de ficar sem o portátil durante muito tempo, começo a habituar-me a ele e sei que se for para reparação muito provavelmente vou ficar sem ele durante alguns meses.

Ainda acerca de pixeis mortos, ou presos, encontrei um artigo sobre como reparar pixeis presos. Parece que aquela técnica, embora não funcione sempre, tem funcionado com algumas pessoas e se tiverem algum pixel preso tentem. Eu já experimentei e não tive muito sucesso, mas ainda vou tentar mais algumas vezes pois posso não estar a fazer o procedimento correctamente. Se não conseguir, bem, parece que vou ter de me despedir do meu portátil por uns tempos.