Apesar de me encontrar empregado, ando à procura de algo que me satisfaça mais a nível profissional, gosto da área de Data Warehousing onde não existe muita oferta. Nunca fui a muitas entrevistas de emprego, mas partilho da ideia que temos de estar minimamente preparados para enfrentar uma entrevista, seja ela formal ou informal.

Confesso que não é algo que aprecie, mas as entrevistas têm sempre um lado positivo, serve quase como barómetro para medir as nossas capacidades. Mesmo que dessa entrevista não resulte uma contratação.

Sou sincero, não gosto de ir para uma entrevista com objectivo de conseguir ser escolhido num cenário de vale tudo. Gosto sim de mostrar, o mais fiel possivel, o meu perfil, depois a outra parte é que têm de avaliar se o meu perfil se adequa às suas necessidades. Posso ser ingénuo, mas só assim é que consigo ir tranquilo para uma entrevista. Poderia dizer que o meu inglês é quase perfeito, que na empresa anterior tive responsabilidades que nunca tive só para a impressionar, mas nunca resultaria. Primeiro, falharia logo no acto da entrevista porque não tenho jeito aka "lata" para isso, os intervinientes detectavam facilmente que estaria a encher o balão demais. Segundo a mentira não predura sempre.

A empresa à qual estou a tentar candidatar-me, têm um processo de selecção que passa por duas entrevistas, uma mais prática (informal) outra mais formal, em ambas senti que a entrevista correu bem, não porque me disseram que gostaram do meu perfil, mas porque senti que consegui explicar o meu perfil, caminho académico e profissional,etc. Agora vamos lá ver se encaixo ou não nas necessidades. Espero que sim :)