Procuro um IDE para uma das minhas linguagens de eleição, o Python. Já nos tempos do Zope/Plone o tinha feito e na altura como usava muito o Eclipse e apesar das muitas limitações tinha-me ficado pelo Pydev.

Entretanto deixei o Pyhton um pouco de lado até há uns dias atrás em que comecei a brincar com o TurboGears. E por muito que goste do GVim, estou demasiado habituado às facilidades dos ambientes de desenvolvimento para me re-adaptar ao Gvim.

Da primeira vez que andei à procura de um IDE para Python, tinha ficado muito desiludido com a oferta, isto no que diz respeito a ambientes gratuítos/open source.

Até agora ainda só testei 3 ambientes, o PyDev, o SPE e o PyScripter. Todos nas suas versões para Windows, pois infelizmente ainda o meu Fedora Core 6 ainda não detecta o hardware todo e ainda não tive pachorra para me dedicar a isso.

O Pydev (plugin para Eclipse) evoluiu bastante em relação ao que estava habituado, mas depois falha logo em pequenas coisas, como por exemplo tem o autocomplete mas depois recusa-se a completar um ou outro método quando supostamente o deveria fazer. O problema também pode ser meu, pois não andei muito às voltas com a configuração.

O SPE já é um velho conhecido meu, está no bom caminho mas também tem alguns problemas também com autocomplete (algumas situações que o PyDev completava bem o SPE não o fazia e acontecia também o vice-versa) e não tem a noção de projecto o que para mim é uma desvantagem.

E ontem descobri o PyScripter, que é um IDE exclusivo para windows desenvolvido em Delphi. E até agora apesar de ainda lhe ter dado pouco uso, estou supreendido pela positiva com o mesmo. E aparentemente o que experimentei just works, o que para mim já é muito bom.

Para ter mais informações podem sempre ler uma review a 6 IDE para Python e a actualização mas com apenas 4 deles