Sempre tive um interesse especial pela área de Data Warehousing e é provável que volte a escrever algo mais sobre este assunto futuramente. Mas desta vez gostaria de fazer referência a um produto open source que tem vindo a ganhar uma notoriedade considerável, estou a falar do Pentaho™ Open Source Business Intelligence.

Pentaho é um projecto open source para Business Intelligence, um conjunto de ferramentas que faz deste projecto uma suite BI com bastante valor. Foi considerado o projecto do mês de Outubro no Sourceforge, mas mais importante do que isso é ser a mais conhecida e mais completa solução de Business Intelligence em código aberto.

É uma solução que ultrapassa os projectos medianos que se encontram às centenas em repositórios de projectos open source. A área de BI fornece ferramentas de apoio a decisões, normalmente de grandes empresas, pois são estas que detêm volume de dados suficiente para que se justifique a construção de uma data warehouse. É de admirar que uma solução open source possa entrar nestes meandros. Daí o destaque que pretendo dar a esta solução.

Pentaho™ é mais que uma ferramenta, é uma suite que coloca à disposição dos seus utilizadores uma panóplia de ferramentas open source que o ajudarão na criação do seu próprio sistema de Business Intelligence, desde as tradicionais ferramentas ETL (Kettle), reporting (JFreeReport), Servidor OLAP (Mondrian), etc. Para quem trabalha ou gosta desta área, vale a pena investir um algum tempo a conhecer um pouco melhor este projecto.