Cheguei a ver um documentário sobre falha humana em intervenções cirúrgicas, casos em que médicos ou técnicos de saúde se esqueciam de gaze ou esponjas dentro do corpo do paciente. Situações que levavam à detriorização do nível de saúde e até mesmo a morte do paciente.
A forma actual que os nossos técnicos da saúde têm para tentar suprimir esta lacuna é através da contagem manual do material. Como sabemos, sempre que um sistema está dependente de um factor humano a probabilidade de erro aumenta.
A tecnologia está a dar passos nesta área, a Siemens e outra empresas, neste momento, estão a colocar tags RFID em material cirúrgico, em especial em gaze. Desta forma será rapidamente detectado se foi deixado algum material dentro do corpo do paciente, mesmo antes de este ser novamente suturado. E porque estamos a falar da vida de seres humanos, que por vezes se perde devido a erros no mínimo evitáveis, revela-se uma solução de extrema importância para a área da saúde.
1 Response to RFID na saúde
O sistema RFID é uma tecnologia com muitas potencialidades. Eis um exemplo de uma óptima aplicação, pois quando se trata de vidas humanas, não são meras mercadorias ou produtos como nas empresas.
É uma tecnologia cujas aplicaçoes devem seer canalizadas no bom sentido, tal como foi aqui demonstrado.
Something to say?