Com RFID (Radio-Frequency Identidication) é possível ter um método simples, barato mas pouco consensual, de identificação automática através de sinais de rádio. O número de áreas onde esta tecnologia pode ser utilizada é interminável, desde retalho, serviços de saúde, bibliotecas até mesmo identificação de animais. É só puxar um pouco pela imaginação e colocar a tag RFID praticamente em tudo o que desejarmos.
É um facto que esta tecnologia tem larguíssimas vantagens, as quais trazem benefícios enormes às áreas onde esta tecnologia é utilizada. Dando um exemplo, na área de retalho a diminuição enorme de custos de controlo, inventário e tracking de produtos, estando esta informação integrada num sistema de informação torna-se mais fácil, útil e rápida a sua utilização. Mas a utilização destas tags está envolta de alguma discordância. Dizem os mais cépticos que é mais uma forma de controlo, será mais uma forma de aumentar o Grande Irmão. No meio de algumas teorias da conspiração existe também algum bom senso.
Estou concordo que é possível utilizar esta tecnologia de forma consensual, desde que se respeitem os direitos de individualidade e privacidade. Há que tirar o máximo partido do que a evolução tecnológica nos oferece.
0 Responses to RFID
Something to say?