Visão Dual
Sobre tecnologia e afins...

...onde se encontram os valores que os nossos avós e pais nos transmitiram. O sofrimento por eles vividos em tempos que nós, geração pós 25 Abril, geração bifidus activos, nem sequer conseguimos compreender, pois nem imaginamos o que é esperar horas numa fila de centenas e centenas de pessoas à espera de um pedaço de pão. Não nos passa pela cabeça que alguém nos passe um risco azul sobre aquilo que escrevemos. A cara de estúpidos com que ficaríamos se nos dissessem para dispersar porque não podia haver "ajuntamentos" com um número superior a dois. Passar de ânimo leve sobre estes valores e direitos adquiridos é um acto masoquista e que se viu ontem à noite na RTP1.

 

Que tal um touchscreen em que não é necessário tocar? Engraçado hein! :)
Um ecrã com sensores que controlam os movimentos até 6 polegadas acima da superficie do ecrã. Desenhado para uso médico.

Mais aqui A touchscreen you don't need to touch

 

O papelinho amarelo

By Márcio


Hoje estava à na minha secretária, tal como uma grande percentagem de secretárias, reparei no eterno e famoso bloco de folhinhas amarelas. E questionei-me, “quem é que inventou isto?” e fui pesquisar. O resultado é engraçado.

Ao que parece, um cientista chamado Spencer Silver, já a trabalhar na 3M, inventou um género de cola com uma estrutura molecular invulgar, uma cola suficiente forte para colar vários papéis mas fraco o suficiente para os poder separar sem os estragar, isto em 1968. Silver na altura continuava a procurar mercado para este seu produto.

Outro cientista chamado Arthur Fry, que também trabalhava na 3M, tinha assistido a um seminário dado pelo seu colega Silver sobre esse género de cola. Conta a história que Fry cantava no coro da igreja todos os fins de semana, chateava-se sempre quando os seus marcadores caiam ou se moviam do sitio sempre que abria o livro. Foi num domingo de 1974 que Fry se lembrou que o produto do seu colega o poderia ajudar a criar marcadores melhores, marcadores que ficavam colados mas sem estragar o papel.

Parece que o homenzinho entusiasmado, utilizou algumas das suas experiências para deixar uns recados ao seu patrão. Ao que parece bem daqui o conceito de “Post-it note”.

Mas demorou uns aninhos até a ideia ser comercializada, pois havia problemas com a sua podução e dúvidas se seria “vendável”. Foi apenas em 1980 que o Post-it começou a ser comercializado.


Fonte : Wikipedia.org

 

Esta pérola é demasiado hilariante para eu a deixar escapar...

Why Linux will not displace Windows

 

O investimento feito num sistema de suporte à decisão, nomeadamente a criação de um data warehouse, tornar-se-á extremamente vantajoso para os agentes de decisão, será um “parceiro” que apoiará as suas tomadas de decisões. Mas é no retorno de investimento que recai as maiores interjeições na implementação de um sistema deste género. Os admnistradores têm normalmente uma vista a curto prazo e aplicam sempre um racíocinio parecido com “Se um produto/sistema não produz, então este produto será visto como um custo”.

Normalmente, mesmo mostrando todas as vantagens que um sistema de data warehousing trará para a sua organização, o administrador continuará muito reticente porque o retorno de investimento não é directo nem a curto prazo.

Um sistema de suporte à decisão não produzirá lucro, não é algo que possa ser vendido aos clientes da organização, não é um produto final. Um SSD é uma ferramenta de apoio, que servirá para detectar tendências de negócio e exploração de métricas que até então eram dificeis de auferir, porque os dados estão extremamente dispersos pela organização.

A implementação de um sistema de Data Warehousing não é apenas um problema tecnológico, é um problema organizacional. É necessário investir no relacionamento com o cliente, com todos os seus departamentos para unificar esforços para que o objectivo seja alcançado. Sem esta colaboração a implementação de um sistema deste tipo estará destinada ao fracasso.

 



Para os amantes de fotografia, aconselho este artigo aqui. O artigo dá algumas dicas como obter fotografias engraçadas de estradas, tem exemplos bastante ilustrativos como estes :




 

Segundo consta aqui, uma mulher de Ohio está a pedir uma indeminização no valor de 20 milhões de dólares à Yahoo, por esta última ter, alegadamente, utilizado uma foto sua numa mensagem de boas vindas aos seus novos utilizadores.

Vinte milhões dava jeito a qualquer um, xiça. Yahoo!! Não querem antes colocar uma foto minha, só reclamo 5 milhõezitos?